Meta Estado e recursos internos

img-blog07

A PNL criou os conceitos de Estado e Meta estado.  Estado como sendo pensamentos-sentimentos num determinado momento, numa situação, e é importante saber que estados afetam nossas capacidades. Portanto, nossa maestria pessoal está relacionada à nossa capacidade e habilidade de gerir nossos estados.

Temos estados primários como medo, raiva, relaxamento, prazer, força, incapacidade e muitos outros. Alguns estados são plenos de recursos (força, confiança, determinação, alegria, entusiasmo, etc.) e outros são escassos de recursos ( falta de confiança, insegurança, medo, etc.)

Meta Estado é quando acessamos um estado sobre o estado primário, por exemplo, medo de sentir raiva, vergonha de sentir raiva, medo de sentir medo, alegria com minha força, alegria com meu poder… Isso tudo se dá porque nossa consciência é autorreflexiva, pensamos e sentimos sobre o primeiro pensamento ou sentimento, mesmo que não tenhamos consciência disso.

E essa é a grande questão, pois esse nível acima, o metaestado, um estado sobre o estado, dirige, amplia, fortalece, controla, mobiliza, determina nossos estados primários. São níveis hierárquicos que estão sempre em fluxo.

Trabalhando com os metaestados podemos administrar nossos estados com mais maestria, desenvolver mais habilidades, acessar níveis mais elevados de sabedoria e compreensão, ganhar novas perspectivas, alinhar a mente para mais congruência, criar mais poder e satisfação, qualidade de vida e propósitos motivadores.

Enfim, atingir nossa maestria pessoal.

Escrito por Lucy Cintra

Compartilhe este post: