Liderança e autoliderança

Liderança e autoliderança é um tema que todo líder precisa refletir.  Vamos lá?

Cada vez tenho mais certeza que o líder precisa construir uma visão compartilhada, construir um significado e propósito para sua equipe, inspirar pelo brilho nos olhos. Criar com isso uma equipe que se automotiva.
Num artigo passado já mencionei que o líder lidera muito mais pelo exemplo que por teorias e discursos, e sempre é bom repetir a importância de estar presente, estar junto com a equipe, orientando, mostrando, mobilizando, isso acaba gerando confiança e comprometimento para o negócio.

Quando o líder está junto, presente, ele ouve diretamente as necessidades e dificuldades de seus liderados, as informações que estão sendo necessárias para aquele momento. Um líder distante recebe essas informações de terceiros, ou de assessores, enfim, não são guiados diretamente pelas pessoas. Daí a importância de conviver com seus liderados, de participar da dinâmica do dia a dia.

Além de sua equipe, você líder tem conhecimento das necessidades de seu cliente, o que ele quer e o que ele precisa? Está junto, presente, também com seus clientes?  Afinal eles são a razão do seu negócio. Qual o nível de seu contato com eles? E com os fornecedores? Com os investidores? Com toda a cadeia do negócio? Além disso, um bom líder deve ser capaz de fazer uma gestão da singularidade, customizando com cada um, conforme sua capacidade, momento e necessidade.

Agora uma pergunta crucial: como está sua autoliderança? Sim, antes de liderar outras pessoas temos que liderar a nós mesmos. Como anda sua gestão emocional? O equilíbrio nos diferentes setores de sua vida?  Sabe gerir seu estado de fluxo e de alta performance?  Lidar com conflitos, resolver problemas e usar criatividade?

Desafiador, não? E como você vem se preparando para isso? Entrando em contato com seu propósito, sua missão e desenvolvendo autoconhecimento,  pode despertar os recursos que já estão dentro de você, trazendo clareza e responsabilidade pelo seu próprio caminho.

Compartilhe este post: