Core Business ou onde se destaca

984780_92896433

Qual é seu principal ativo intelectual, seu core business, onde se destaca, onde sua atuação é inovadora?

O que o diferencia no mercado? Está aproveitando de fato todas as suas possibilidades ou ainda limita seu campo de ação?

São perguntas estratégicas que podem  criar um diferencial importante, principalmente nesse momento crítico.

Existe algo diferente ou inovador que possa lançar nesse momento?  Quais seus aspectos mais críticos que podem ser reformulados e até mesmo repaginados, dentro de uma nova forma de apresentação, para atrair nova fatia de mercado?

Detecte todas as oportunidades que pode criar para seu público alvo específico. E se você se expandir um pouco além desse púbico, nas adjacências desse público?

O Portal Endeavor falando sobre isso menciona Chris Zook, tido como um guru do tema crescimento de empresas, que recentemente tem dito que as “empresas devem procurar as adjacências de seu core business, pois as oportunidades estão nelas”, alegando que  isso” permite reposicionar a empresa frente às novas condições de mercado ou buscar as fontes de lucros mais atraentes”

Reflita então sobre quais oportunidades e capacidades não foram ainda exploradas por não terem sido percebidas.

Abaixo relaciono as recomendações fornecidas pelo site sobre como montar estratégia de crescimento:

Há cinco (5) tipos de crescimento pelas adjacências:

– Investindo em novas fronteiras e mercados geograficamente
– Passando a vender para um segmento novo de clientes
– Incluindo novos canais no seu planejamento de vendas
– Lançando um novo produto para seus consumidores centrais
– Implementando alguma modificação ao longo da sua cadeia de valor para agregar um novo diferencial competitivo

A partir dessas recomendações procure fazer uma reflexão estratégica não apenas sobre “o que” mudar para alcançar esses objetivos mas principalmente sobre o “como”. A partir disso algumas ações também podem ser necessárias, como treinar a equipe e implementar novos recursos.

Ajudei um pouco sua reflexão? Quer ler o artigo original? Acesse o portal Endeavor sobre core-business

Compartilhe este post: