Coaching e Nova Consciência

meditating

Este longo período que venho atendendo pessoas com Coaching e promovendo uma nova consciência me faz lembrar as palavras de Lao Tse (ou Lao Tzu para alguns), no Tao Te Ching, há milhares de anos:

“Existe um momento para tomar a frente e um para ficar na retaguarda.
Um tempo para respirar suavemente e outro para respirar com força.
Um tempo para imperar e outro para se retirar,
Um tempo para pairar no alto e outro para se deitar.”

O progresso se dá em equilíbrio dentro de cada um, na relação entre todos, nas empresas e entre elas, entre todos os Sistemas e com a Terra. Insistimos em quebrar esse equilíbrio no decorrer de anos, séculos, mas acho que agora chegamos num momento extremo de repensar essas relações em todos os níveis, dentro e fora de nós.

Precisamos criar ambientes onde todos possam trabalhar com responsabilidade, inteireza, equilíbrio, parceria e constante desenvolvimento, e prosperar com ética. O Coaching é pedra fundamental nesse processo, tanto pessoal, como profissional.

E a mudança começa dentro de nós. O primeiro passo é o autoconhecimento, através de auto-avaliação e análise profundas. Também mergulhar nos valores incorporados inconscientemente no decorrer dos anos, nas relações e caminhos trilhados, muitos ao acaso, e responder: “é isso que realmente quero e acredito?”

Quais são seus verdadeiros valores? O que espera de você mesmo? Qual é sua vocação? Onde pretende chegar? Está sendo fiel a seus princípios? E quais são eles? Como seu “Eu do Futuro” vai olhar para seu “Eu Atual” e se sentir?
Como lidar com frustrações, competitividade exacerbada, não reconhecimento profissional?

Este pode ser um longo caminho e um Coaching pode ajudar e abreviar muito o percurso. É um processo de empoderamento para assumir sua vida, determinar seu verdadeiro objetivo, seu sentido na vida e na profissão, sua missão. As empresas, investindo mais no Coaching, estarão investimento no próprio crescimento.

E criar uma nova consciência, para alcançar sua realização e nutrir sua criatividade, alegria, ética e autodeterminação. Então será o “tempo de pairar no alto… e respirar com força..”

William James disse: “A maior revelação para a minha geração foi a descoberta de que com a mudança de atitudes internas da sua mente, você pode mudar aspectos externos da sua vida”.

Pessoas conscientes, líderes de si mesmas, criativas, ousadas, libertárias e verdadeiras, catalisam um novo desenvolvimento também nas outras pessoas e nas empresas onde trabalham.
Você está aqui com um objetivo. Descubra e faça a diferença!

Escrito por Lucy Cintra

Compartilhe este post: